Rui Costa vai decretar “lockdown” neste fim de semana em toda a Bahia, como forma de diminuir a transmissão do novo coronavírus no Estado.
O anunciou foi feita na manhã desta quinta-feira, dia 25, durante uma entrevista a Imprensa, que contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis e o presidente da UPB-União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro.
Segundo o governador, o fechamento das atividades não essenciais começará a partir das 20 horas desta sexta-feira, dia 26, e irá até às cinco horas da próxima segunda, 1º de março.
Estas cidades atingidas pela medida são aquelas que já estão com toque de recolher das 20 horas às cinco da manhã. As restrições começarão de forma escalonada na sexta. Às 17 horas, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18 horas, bares e restaurantes; e às 20 horas os shoppings.
Rui Costa reconheceu que a situação no Estado é de pré-colapso na área da Saúde. Esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações. Ele acrescentou que irá publicar um decreto suspendendo cirurgias eletivas em todo o Estado, inclusive na rede privada, com objetivo de ampliar os números de leitos.