O Banco do Nordeste receberá, a partir desta segunda-feira, dia 25, solicitações de crédito no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil–P-Fies, que beneficia estudantes de nível superior regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos de instituições de ensino conveniadas que tenham sido avaliados pelo Ministério da Educação.
Com disponibilidade de R$ 10 milhões para este ano, os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste-FNE, administrado pelo Banco do Nordeste. O financiamento cobre até 100% do valor da mensalidade e pode ser solicitado em qualquer época do ano, por meio do portal do BNB bnb.gov.br/financiamento-estudantil, dispensando o deslocamento a agências.
Para ser elegível, o estudante deve ter participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional de Ensino Médio-Enem, a partir de 2010, ter obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.
Além dos juros baixos, outra vantagem do financiamento do P-Fies é o prazo de pagamento com até três vezes o tempo de duração do curso, durante o qual o pagamento mensal será de apenas 35% do valor da mensalidade mais os juros. Em 2020, o Banco do Nordeste contratou R$ 11,73 milhões com o P-Fies.