Jerbson Morais e Erasmo Ávila, respectivamente, presidentes das Câmaras de Ilhéus e de Itabuna, lamentaram o falecimento Nizan Lima dos Santos. Ex-vereador e ex-presidente do Legislativo ilheense, Nizan morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 23, aos 77 anos, vítima da covid-19.
“A Câmara de Ilhéus se solidariza com os familiares de Nizan Lima dos Santos e lamenta mais esta irreparável perda para a sociedade ilheense. Ilhéus perde uma personalidade rica na forma de pensar e de agir pela coletividade”, diz uma nota assinada pelo presidente Jerbson Morais.
O comunicado da Câmara ilheense lembrou que “considerada uma das mais respeitadas lideranças políticas da região, especialmente entre as décadas de 80 e 90, Nizan foi eleito para cinco mandatos no Parlamento ilheense. Ele ocupou a presidência do Legislativo por mais de uma vez”.
Em 2016, tentou chegar ao Poder Executivo. Foi candidato a vice-prefeito de Ilhéus, pelo PRTB, e, em 2020, tentou retornar para a Câmara, candidatando-se pelo Democratas. “Nizan Lima era respeitado por seu espírito público e pela forma de fazer política, com ética e equilíbrio. Era admirado por correligionários e por adversários políticos. Foi mais uma vítima da pandemia’’, acrescenta a nota.
“O ex-vereador Nizan Lima era natural de Itabuna e um defensor das causas municipalistas’, disse ao Blog do Bené, o presidente da Câmara itabunense, vereador Erasmo Ávila. Nizan, que era advogado militante, formado pela antiga Fespi-Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, deixa esposa, filhos e netos.