Nos últimos quarenta e cinco dias, Itabuna registrou seis casos tentativas de suicídios. A informação é do tenente-coronel Manfredo Santana, comandante do 4.º Grupamento de Bombeiros Militares, sediado no município.
Em entrevista de manhã desta quinta-feira, dia 10, ao repórter Fábio Ferreira do programa Interativa News, da Rádio o Interativa FM, Manfredo Santana, alertou a população o aumento de casos e destacou a importância no cuidado com a saúde mental.
Em conversa com o Blog do Bené, o coronel Manfredo infirmou que, em meio à pandemia e o aumento das doenças mentais provocadas pelo isolamento e o medo, o comandante do 4.º GBM, com apoio de entidades privadas e organismos públicos locais, está elaborando uma série de atividades. O objetivo é prevenir e reduzir as mortes causadas por suicídio.
A situação é considerada preocupante. Para coronel Manfredo, é preciso que a sociedade e os organismos governamentais intensifiquem ações. As iniciativas devem ter como objetivos diminuir o acesso aos métodos usados para o suicídio e tratar das pessoas adoecidas mentalmente, promovendo também treinamentos aos profissionais.