
Por Ederivaldo Benedito-Bené
O corpo do mecânico itabunense Hélio Mato Nascimento está previsto para ser sepultado na manhã desta terça-feira, dia 23. Vítima de complicações clinicas, “Hélio Capenga”, como era conhecido, faleceu na manhã deste domingo, dia 21, no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, onde estava internado desde o início do mês. No próximo dia 26 de janeiro, ele completaria 76 anos.
Carismático, amigos dos amigos, boêmio, farrista e aventureiro, “Hélio Capenga” curtiu intensamente a vida, como poucos em Itabuna. Sempre alegre e de bem bom a vida. Era um apaixonado por veículos e motos, mas o seu esporte preferido era “tirar onda” e fazer sarro com todos; jogar conversa fora e contar piadas, até sobre a sua condição física.
Ex-funcionário da extinta Fonape – concessionária Volkswagen em Itabuna – Hélio manteve, por mais de duas décadas, uma oficina mecânica nos fundos do Espaço José Brandão/Camara de Vereadores, bairro da Conceição. Ali, reuniu uma legião de clientes e amigos e, desenvolvia o seu ofício. Ser humano querido, se autodefinia como “figura folclórica”.
“Hélio Capenga” foi casado com a ceplaqueana aposentada Selenê Cristina Badaró, com quem teve quatro filhos: Tâmara Badaró, missionária; Kaliana Badaró, comerciante; Patrick Badaró, empresário, e Neto Badaró. Além de também ser empresário, Neto é dirigente do PP-Partido Progressista em Itabuna.
O velório acontecerá a partir das 13 horas nesta segunda-feira, dia 22, no SAF, rua Juca Leão, centro da cidade. O sepultamento, no Cemitério do Campo Santo, será às 10 horas da terça, dia 23.