O comércio de Itabuna tem dado sinais de retomada do crescimento no primeiro semestre de 2021. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas, foi registrado um crescimento de 26,5 % no número de consultas feitas ao SPC-Serviço de Proteção ao Crédito em junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, quando o comércio estava funcionando.
De acordo com o presidente da CDL, Carlos Leahy (na foto, à direita, ao lado de Mauro Ribeiro), o crescimento mensal de 3,5% a 4% neste primeiro semestre tem representado muito em relação ao período em que o comércio ficou totalmente fechado, no ano passado. O aumento maior nas vendas foi observado no mês junino, que teve a seu favor a campanha de São João e a decoração temática com a “Vila Junina” na praça Olinto Leone.
“A decoração contribuiu muito para esse crescimento nas vendas durante o mês de junho. Nós conseguimos colocar a decoração doze dias antes da data do São João, o que atraiu a atenção de consumidores de Itabuna e a região para comprar no comércio da nossa cidade” revelou Leahy.
A expectativa para o segundo semestre, de acordo com o presidente da ACI, Mauro Ribeiro, é de ser melhor que o primeiro, com o apoio das campanhas promocionais, a exemplo da Semana do Brasil e a decoração de final de ano, realizado pela prefeitura de Itabuna, em parceria com as entidades empresariais de Itabuna e a Faceb-Federação das Associações Comerciais da Bahia.
“Nós comemoramos esse crescimento importante para o comércio, que representa a principal fonte de economia de Itabuna. Reforço a participação dos empresários nas campanhas promocionais para aquecer ainda mais as vendas e a grande importância da decoração do comércio nos festejos natalinos para atrair cada vez mais consumidores, assim como aconteceu em junho”, destacou Mauro.