Assegurar mais dignidade, conforto e segurança para pessoas obesas e deficientes visuais itabunenses são os objetivos de dois anteprojetos que tramitam na Câmara de Vereadores local.
Propostas pelos vereadores Ricardo Xavier, do Cidadania, e Solon Pinheiro, do Solidariedade, as duas matérias foram apreciadas, em primeiro turno, na sessão ordinária da tarde desta teça-feira, dia 10.
A ida à votação em plenário acontece após aprovação das relatorias nas comissões técnicas daquela Casa Legislativa, ocorrida nesta segunda-feira, dia 09.
A proposta de Ricardo Xavier trata de tornar obrigatório nas escolas públicas e privadas do município a destinação de assentos exclusivos para pessoas obesas. O vereador ressalta o quanto à falta de carteiras adequadas gera transtornos e constrangimentos para pessoas que sofrem de obesidade.
Já o anteprojeto proposto por Solon Pinheiro visa tornar lei a obrigatoriedade de bares, restaurantes, lanchonetes e similares disponibilizarem cardápios em braile para pessoas com deficiência visual.
Segundo Pinheiro, muitos destes estabelecimentos oferecem apenas como opção de consulta pelos clientes cardápios eletrônicos, que são acessados por meio de códigos QR Code. Ele argumenta a dificuldade de acessibilidade para pessoas cegas a este sistema.