Acessar Painel Administrativo do site Sair
16 nov, 2025
Publicada em: 22 de 2023 às de 8 hs
Itabuna: Prefeito Augusto Castro precisa explicar a “lista dos padrinhos”

O prefeito Augusto Castro precisa urgentemente mobilizar a Imprensa sulbaiana e convocar uma entrevista coletiva para prestar esclarecimentos à população itabunense sobre a veracidade ou não da existência da chamada “lista dos padrinhos”. Também chamada de “lista dos servidores fantasmas”, contem nomes de pessoas que teriam sido contratadas irregularmente pela Prefeitura de Itabuna.

Divulgada nas redes sociais no início da tarde desta segunda-feira, dia 21, a “lista” é composta por oitocentas servidores considerados fantasmas. O Blog do Bené apurou que é a primeira de duas, totalizando 1.500 pessoas. Profissionais de Imprensa, professores, comerciantes, assessores de vereadores e líderes comunitários fazem parte dela.

O Blog do Bené apurou também que a divulgação da “lista” é a ponta de iceberg de um grande esquema de irregularidades na atual gestão municipal Itabunense. As denúncias envolvem, dentre outros, contratos celebrados na FICC e com empresas de consultoria, superfaturamento nos aluguéis de imóveis, prática de rachadinha, pagamento indevida de diárias do prefeito e cooptação de profissionais de Imprensa.

A “lista” é integrada por, pelo menos cinquenta e quatro profissionais que moram em outros municípios e Estados. Um dos listados reside atualmente no Chile e três dos servidores há anos já faleceram. Caso comprovada a sua existência, caracteriza prática de improbidade administrativa, uma prática dolosa e danosa à administração.

A existência da “lista” já chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual e deve ser apurada com rigor, porque nela estão os nomes de profissionais que foram contratas de forma levam e que estão prestando serviço à Prefeitura, Pessoas que, pela sua competência, atuam de forma digna e correta. Outras, indicadas legitimamente por vereadores que integram a base do governo municipal. Mas, todas tiveram seus expostos publicamente.

Atualmente, Itabuna tem sete mil servidores municipais, dentre estes, dois mil são contratados. A situação de todos está postada no Portal da Transparência. Diz a lei que, na administração pública, a regra é o concurso; a exceção é o contrato temporário, em situações excepcionais, por meio de processos seletivos. A “lista”, no entanto, deixa entender que a Prefeitura de Itabuna não a cumpriu. A expressão “definir” leva a crer que simulou a contratação de serviços de servidores “fantasmas”.

Até o início manhã desta terça-feira, dia 22, a única autoridade que havia se manifestado publicamente sobre assunto foi Fabrício Pancadinha. O deputado estadual do Solidariedade divulgou um vídeo lamentando o fato e cobrando uma ação rigorosa do Ministério Público. O parlamentar itabunense pediu também uma explicação convincente á sociedade, por parte do atual prefeito.

Durante a tarde ontem e no início da manhã desta terça-feira, dia 22, o Blog do Bené tentou entrar em contato com o prefeito de Itabuna, não logrando êxito. Augusto Castro, que está vivendo um prolongado inferno astral político, precisa manifesta-se publicamente, porque as denúncias são gravíssimas e poderão arranhar – e muito – a imagem de sua administração. Não pode nem deve deixar pairar dúvidas sobre a atuação como gestor, porque a verdade sempre prevalece.

 


Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE





Você também pode se interessar por:
Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Ederivaldo Benedito (Bené)
Desenvolvido por: