A Prefeitura de Itabuna estão retirando uma grande quantidade de baronesas que se acumula na ponte Miguel Calmon, que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon.
O trabalho está sendo feito por agentes da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Como nos anos anteriores, estão a remoção é feita por uma retroescavadeira.
Desde a noite de sábado, dia 04, a Prefeitura também presta assistência preventiva às cerca de dez famílias para evitar danos à vida e prejuízos materiais com a cheia do Rio Cachoeira. As ações estão sendo feitas por agentes da Defesa Civil e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
A maioria das famílias foi transferida para o Grupo Escolar Leonor Pacheco, no Bairro Maria Matos, e outras para a igreja Assembleia de Deus na localidade. As equipes de apoio atuaram até por volta das duas horas deste domingo, dia 05, na remoção das vítimas que moram em casas de madeira ou barracos. Quatro famílias foram acolhidas na escola e duas na igreja do bairro.
Algumas famílias foram abrigadas em casa de parentes e amigos e outras se negaram a sair do local, mas estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil que faz o monitoramento do rio.
Por volta das 18 horas do sábado, dia 04, a cheia Cachoeira inundou algumas casas, fato comunicado à emergência ao telefone de 153 da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. A partir daí, teve início o trabalho de apoio a vinte pessoas de seis famílias residente na rua Eucalipto.