A próxima segunda-feira, 21, é feriado em Itabuna, em comemoração ao dia do comerciário. A data, originalmente instituída para o dia 30 de outubro por uma lei municipal de 1999, de autoria do ex-vereador Luís Sena, do PCdoB, é antecipada anualmente para uma segunda-feira do mês, garantindo mais descanso aos trabalhadores do setor, conforme solicitação do sindicato da categoria.
A presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, Amanda Santos, lembrou que o comerciário é uma das poucas categorias que tem o seu feriado próprio. “A data e o fechamento das lojas é um reconhecimento ao esforço e a dedicação de homens e mulheres itabunenses que ajudam o setor e as empresas a crescerem a cada ano. É uma conquista da luta firme da entidade e da nossa categoria, que merece valorização e deve celebrar muito, sem esquecer-se de refletir sobre nossa realidade e os desafios que precisaremos vencer”, acrescentou.
Nesse dia, de acordo com o estabelecido nas Convenções Coletivas de Trabalho em vigor, as lojas de comércio varejista, lojas do shopping e supermercados permanecerão fechados, respeitando o feriado.
Para celebrar a data, o sindicato preparou uma programação especial. As atividades começam às sete horas na Areninha do bairro Conceição com o tradicional Torneio Caixeiral. Após o torneio, a comemoração continua no Clube dos Comerciários, também no bairro, com um animado pagode da banda Nova Proposta.
A festa inclui um espaço infantil com diversas atividades recreativas, como pula-pula e piscina de bolinhas, além de guloseimas como algodão doce e pipoca, garantindo diversão para toda a família.