
Os prefeitos associados à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano escolhem nesta sexta-feira, dia 29, os seus novos representantes da Diretoria Executiva para o biênio 2021/2022. A eleição está prevista para às 14 horas, no Teatro Municipal Candinha Dória.
A eleição conta com apenas uma chapa inscrita, encabeçada pelos prefeitos, de Itajuípe, Marcone Amaral e de Buerarema, Vinícius Ibrann. A escolha dos representantes dos prefeitos da região representa um passo importante na defesa das causas municipalistas junto às esferas, municipal, estadual e federal.
A chapa contém representantes de quatro Territórios de Identidades, que abarca cinco Consórcios Públicos, objetivando desenvolver ações conjuntas, ganhando escala em pautas comuns a exemplo de resíduos sólidos, infraestruturas e políticas de desenvolvimento sustentável, econômico e social, que exigem planejamento estratégico integrado e força política.
Segundo o atual presidente da associação, Lero Cunha, a Amurc vem intensificando as ações em conjunto, para que assim, os gestores tenham mais orientações para a solução de problemas antigos.
“A formação dessa nova chapa única é uma vontade dos associados e confio que Marcone e Vinícius representam um novo tempo para a instituição”, expressou o presidente, agradecendo pela confiança depositada durante os trabalhos desenvolvidos aos longo desses dois anos.
O prefeito Marcone Amaral, candidato à presidência em chapa única, defende que a união de todos os prefeitos é fundamental para que aconteça o avanço de ações necessárias para a região. “Temos que unir forças para conquistar os nossos objetivos. Estou disposto e motivado em prol do desenvolvimento regional”.
Com 36 anos de fundação, a Amurc já atuou em diversas ações em defesa dos municípios e tem buscado a resolução de demandas relacionadas ao covid-19, desde o início da pandemia. “Por isso, Em virtude da pandemia, o processo eleitoral cumprirá os protocolos do Ministério da Saúde, com medidas sanitárias e de distanciamento social”, ressaltou o secretário executivo da associação, Luciano Veiga.
Nos últimos anos a Amurc, vem construindo uma rede de parcerias importantes, com destaque ao desenvolvimento do Programa de Apoio Institucional às Prefeituras-Agir Mais, com gestão compartilhada com a Universidade de Santa Cruz, que conta com onze fóruns de secretários municipais, coordenadores e representantes da sociedade civil. O referido programa já capacitou centenas de profissionais, desenvolveu projetos, parcerias e captou recursos para atendimento às diversas demandas e desafios da gestão pública.
Além disso, em parceria com instituições de ensino superior privado, vem proporcionando descontos na mensalidade, com mais de seis mil estudantes beneficiados dos municípios associados.