Em sua primeira visita ao sul da Bahia como pré-candidato a deputado federal, o médico Fábio Vilas-Boas afirmou que a região “precisa consolidar sua autonomia econômica e no setor de Saúde”. Ex-secretário estadual da pasta, ele acrescentou que “muito já foi feito, mas ainda há muito por fazer”.
Vilas-Boas chegou à região na manhã desta quinta-feira, dia 09. Até o próximo domingo ele terá uma intensa agenda de contatos com lideranças políticas, empresariais e comunitárias em Ilhéus, Itabuna, Coaraci, Almadina e Santa Luzia.
“O sul da Bahia é uma região forte economicamente e uma referência na área de Saúde. Precisamos nos unir e consolidar a sua autonomia econômica e no setor de Saúde”, disse Vilas-Boas, em conversa com o Blog do Bené. O ex-secretário estadual tem laços pessoas com Ilhéus e é cacauicultor em Uruçuca.
Na tarde desta quinta-feira, Vilas-Boas esteve em Ilhéus, onde visitou Santa Casa, onde foi recebido pelo provedor Eusínio Gesteira e se encontrou com médicos lideranças políticas locais. À noite, em Itabuna, jantou com vereadores e empresários. Na manhã desta sexta-feira, visitará a Santa Casa.
Médico cardiologista, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo, Fábio Vilas-Boas tem 54 anos. Por seis anos e oito meses – de 2015 a agosto deste ano – foi secretário estadual de Saúde e se destacou no enfrentamento ao novo coronavírus. No início deste ano, seu nome foi lembrado para compor a chapa de vice-governador na chapa da base de Rui Costa.
Nos últimos doze meses, ao realizar ações conjuntas com os secretários municipais, Vilas-Boas conseguiu colocar a Bahia como o segundo Estado que mais realiza testes de covid-19 no Brasil. À frente da Secretaria estadual de Saúde, ele conseguiu apresentar a segunda taxa mais baixa de mortalidade e a sexta menor de letalidade.