A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social afirmou na manhã desta terça-feira, dia 17, que "a Bahia, unida, com muita força e luta, está superando o desafio da fome em nosso Estado". Fabya Reis fez a declaração na abertura da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
O evento está reunindo até a próxima quinta-feira, dia 19, mais de oitocentos participantes que discutem o tema central “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.
A conferência é coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia-Consea-Bahia, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional.
Fabya Reis lembrou que nesta segunda-feira, dia 16, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o projeto de lei que institui o Programa Bahia Sem Fome e cria a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome.
A assinatura ocorreu durante evento que celebrou o Dia Mundial da Alimentação, no MAM, em Salvador. O documento será enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia.
Jerônimo Rodrigues explicou que o documento estabelece o regramento de como serão recebidos os recursos, tanto do governo do Estado quanto do Federal e do empresariado.
O Bahia Sem Fome, vinculado à Casa Civil, por meio da Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de quase dois milhões de baianos, com a execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda.
O programa estadual também prevê ações de cooperação com municípios e a União no combate à fome. Desde o começo da iniciativa, em março deste ano, já foram arrecadadas novecentas toneladas de alimentos e oitocentas já foram entregues às entidades e organizações da sociedade civil que estão cadastradas no programa.