O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social manifestou apoio as ações de combate à fome propostas e que vêm sendo desenvolvidas por entidades que integram o Colegiado do Território Litoral Sul, na região sul da Bahia.
Wellington Dias manifestou o seu apoio na tarde desta terça-feira, dia 17, na Sexta Conferência Estadual de Segurança Alimentar, em Salvador, durante um encontro com a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Santos Silva, o coordenador do Colegiado Território Litoral Sul, Carlos Alberto Garotinho, e o diretor da Ong Acari-Cidadania, de Itabuna, Ederivaldo Benedito-Bené.
Ao destacar o programa Brasil Sem Fome, Wellington Dias afirmou que "o Ministério está apoiando a produção de alimentos para que a gente tenha, a partir dela, o transporte até o local da industrialização ou da sua venda, e possa reduzir esse desperdício".
Entre as propostas apresentadas ao ministro pelo Colegiado Territorial Litoral Sul estão o estímulo à produção da agricultura familiar, a implantação de Bancos de Alimentos, a implantação da Política Municipal de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos, o lançamento de uma campanha educativa contra o desperdício de alimentos e o seu reaproveitamento racional, no sul da Bahia, além da criação de Cozinhas Solidárias na região.
"Os povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, extrativistas, povos de terreiro, ciganos, marisqueiras e pescadores, têm um papel fundamental nesse processo", garante Garotinho.
Ao destacar que a agricultura familiar desempenha papel importante no aumento da oferta de alimentos, ele afirma que as políticas públicas voltadas para agricultura familiar são fundamentais no combate à fome e na superação da extrema pobreza.
Em conversa com o Blog do Bené, o governador Jerônimo Rodrigues parabenizou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social pela iniciativa e ressaltou o papel da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social na concretização dessas ações no sul da Bahia.
"Fernanda Santos Silva é a pessoa certa para, em parceria com as entidades que integram o Colegiado do Território Litoral Sul, coordenado pelo companheiro Garotinho, desenvolver essas ações na região", afirmou.
Para Jerônimo Rodrigues, que é engenheiro agrônomo, o fortalecimento da agricultura familiar estimula a produção e a comercialização de alimentos saudáveis.
Em conversa com o Blog do Bené, Wellington Dias retificou o seu apoio.
Veja a entrevista do ministro: