Acessar Painel Administrativo do site Sair
17 jul, 2025
Publicada em: 16 de 2025 às de 6 hs
Sul da Bahia: Cedraz, da Faceb, defende unificação das ações das ACIs na região

Por Ederivaldo Benedito-Bené

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia defendeu na noite desta segunda-feira, dia 16, a mobilização dos empresários e a união das entidades ligadas ao comércio visando o fortalecimento do associativismo e o desenvolvimento do setor empresarial no sul da Bahia. “Nesse sentido, a Faceb tem organizado e participado de encontros e eventos que visam o protagonismo do empresarial”, garantiu Cloves Cedraz.

O presidente da Faceb veio à Itabuna participar da posse da nova diretoria da Associação Comercial de Itabuna, que tem à frente o empresário e advogado tributarista Erivaldo Benevides. Antes da solenidade, ocorrida no Centro de Cultura Adonias Filho, Cedraz conversou com o Blog do Bené e fez um balanço das ações, em defesa dos empresários baianos, realizadas pela Faceb no Estado, em especial, os do sul da Bahia.

Ao lado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Paulo Ganem, e do empresário Harrisson Nobre, dirigente da ACI, ele lembrou que a entidade que preside vem atuado em frentes para fortalecer o setor empresarial na Bahia, com participação em eventos e iniciativas tanto na Bahia quanto em Brasília. Cedraz é também vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, entidade presidida por Alfredo Cotait Neto.

A proposta defendida por Cloves Cedraz foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus. Paulo Ganem, que é empresário, foi dirigente das ACIs de Ilhéus e Itabuna, onde desempenhou um papel fundamental para a implantação da Junceb-Junta Comercial. Ganem quer que a Faceb e a CACB mobilizem os empresários sulbaianos para desenvolverem projetos conjuntos, relacionados ao Cooperativismo, Associativismo, Empreendedorismo e dinamização do setor comercial do sul da Bahia.

“Para que a Federação possa se manifestar tem que haver a provocação das entidades. As coisas não acontecem por um acaso. Nós temos que ter capacidade mobilizadora e dizer qual é o problema que está nos afligindo para que a entidade que nos representa nos defender”, destacou. Ele garantiu que a entidades vem promovendo mobilizações da classe empresarial junto ao Governo do Estado e em Brasília, discutindo no Parlamento, com o vice-Presidente e ministros.

Cedraz lembrou que recentemente houve uma reunião voltada para o Turismo na Bahia, em São Paulo. “Durante uma semana, mobilizamos os municípios com vocação turística. Convidamos secretários e presidentes de entidades para participar desse evento. Fizemos visitas a 1.100 agências e operadoras de viagem. Também, rodada de negócio como operadoras de viagem e donos de hotéis do Brasil inteiro que se fizeram presentes”, informou.

Ele anunciou que nos dias 17 e 18 de setembro, quinhentos empresários de Feira de Santana, irão a Brasília. “Pela quinta vez, eles estão formando comissões para visitar todos os deputados e senadores que tiveram votos no município para cobrar emendas e outras ações dos nossos interesses”, anunciou, destacando duas questões que preocupam os empresários baianos: a Juceb, que não vem dando celeridade aos processos, e a Coelba, que demora até seis meses para fornecer orçamento dos seus serviços.

Finalizando, Cloves Cedraz fez questão de frisar que “associação ou a federação não é só o presidente que é a associação comercial; é o conjunto de pessoas e empresa que participam”. Para o presidente da Faceb, “não adianta e não é justo eleger uma diretoria e dá ao presidente a responsabilidade resolver os problemas da sua empresa e fica em casa, assistindo televisão”.

 


Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE





Você também pode se interessar por:
Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Ederivaldo Benedito (Bené)
Desenvolvido por: