Sergio José Ribeiro de Oliveira–Engenheiro agrônomo, professor adjunto da disciplina Estatística do DCET-Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz
Os grupos políticos de direita e esquerda tiveram a infeliz ideia de politizar a pandemia. Seja disputando quem coloca mais gente nas ruas nas manifestações, ou na condenação das diferentes formas de tratar a doença.
Não importa se o número de óbitos é 500 mil pessoas ou 3,125% dos curados. O que importa é que cada um dos mortos consiste numa perda irreparável para familiares e amigos. Uma dor insuperável.
Além do executivo em níveis federal, estadual, e municipal, os poderes Legislativo e Judiciário também não colaboraram para unir o país em torno da causa. Não abriram mão de regalias milionárias, tais como o fundo partidário, por exemplo. Isso gerou atitudes precipitadas como compra de equipamentos de forma equivocada, dando prejuízo aos contribuintes, pois o dinheiro público é oriundo das tributações.
Em resumo: estamos sofrendo as consequências da falta de seriedade, de maturidade dos que nos governam, nos representam, além daqueles que querem, a qualquer custo, retornar ao poder.