Acessar Painel Administrativo do site Sair
01 jul, 2025
Publicada em: 15 de fevereiro de 2021
Bahia: “Mosca-dos-estábulos” atinge quatro territórios do Estado, alerta Adab

Produtores rurais de municípios entre Santo Antônio de Jesus e Jequié registram uma inesperada infestação da “mosca-dos-estábulos” em plena estação de estiagem e calor, o que facilita a produção das larvas e a disseminação do inseto. A informação é de técnicos da Adab, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, acrescentando que nesta segunda, dia 15, já chegam ao conhecimento deles novos registros da existência dessas moscas em Gandu, passando por Cruz das Almas, Jequié e Itabuna.

Para conter a proliferação, equipes da Adab se reuniram já com representantes da Prefeitura de Valença quando ficou acertada a participação dos agentes municipais de saúde nas ações de conscientização da população e dos cuidados que deverão ser adotados a fim de preservar os animais das picadas incômodas e reincidentes das moscas que agem em bando contra os animais em picadas dolorosas.

“São muitos os prejuízos relatados pelos criadores que percebem o gado definhando a olhos vistos, perdendo valor comercial. Também outras espécies animais podem ser atingidas pelas moscas”, explica o médico veterinário José Klinger Filho.

A mais importante medida agora é proteger todo o substrato orgânico (Cama de aviário) que possa servir de atrativo para as moscas (Stomoxys calcitrans), segundo Klinger.

“Visitamos diversas propriedades de cultivo de banana na região e orientamos que a cama-de-aviário utilizada como adubo apenas seja enterrada sob o terreno a ser adubado. A cama de aviários deve permanecer totalmente coberta e vedada por lona para não permitir a passagem das moscas nem da umidade, o que induz à rápida reprodução da espécie”.

A equipe percorreu o distrito de Bonfim, em Valença, onde foram confirmadas a presença das moscas, além de outros distritos com menor incidência, para alertar produtores e moradores, uma vez que também o homem pode ser atingido pelas picadas do inseto.

Caso seja detectada a presença de numerosos insetos, os casos devem ser imediatamente comunicados ao escritório da Adab mais próximo para as devidas providências.

"Participamos de uma reunião muito produtiva com o secretário da Saúde de Valença, Alberto Martins, e o diretor de Vigilância Sanitária, Joilson Santos, para a ampla divulgação dos corretos procedimentos do uso da cama-de-aviário na produção vegetal”, afirmou Klinger.

“Caso outros gestores percebam a incidência das moscas, peço que sinalizem à Adab para que possamos atuar em parceria na distribuição de folders e orientando os produtores a evitar a proliferação do inseto, que por se alimentar de sangue pode facilitar a transmissão de doenças graves”, disse o diretor-geral Maurício Bacelar.


Escrita por: Informação Ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE





Você também pode se interessar por:
Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Ederivaldo Benedito (Bené)
Desenvolvido por: