Foram abertos nesta quarta-feira, dia 17, no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus. A unidade conta agora com trinta e nove leitos de UTI, vinte e seis clínicos e oito unidades de assistência respiratória dedicados ao combate à covid.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o Governo do Estado tem feito esforços diários para a abertura de novos leitos clínicos e de terapia intensiva, a fim de mitigar os efeitos da pandemia.
“É importante lembrar que a abertura de novos leitos não reduz a contaminação pelo coronavírus. Se a taxa de transmissão permanecer alta, a necessidade por leitos vai seguir crescendo. Precisamos da ajuda de toda a população, com uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos”, alerta o secretário.
A macrorregião sul possui 334 leitos ativos para tratamento da covid, sendo 148 de UTI. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Ilhéus, Camacan, Itabuna, Jequié e Valença.