A Defesa Civil de Ilhéus está prevendo um volume de chuvas de 105 milímetros no município, até amanhã, domingo, dia 26. A informação foi obtida junto ao Cemaden-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O órgão pede atenção redobrada e está orientando a população residente em áreas de risco para procurar as escolas públicas, pontos de apoio para receber as famílias desabrigadas. Em caso de emergência, deve-se ligar para os números 73 98836-2753 ou 73 99907-2418.
O Comitê Operacional criado pelo prefeito Mário Alexandre-Marão está monitorando todas as áreas de riscos do município. Segundo a Defesa Civil, as atenções devem ser redobradas quanto a inundações, alagamentos, deslizamento e escoamento de terras, principalmente em altos, morros e terrenos de encostas.
Na manhã deste sábado, dia 25, o gabinete de crise formado pelo secretariado municipal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Militar se reuniu para buscar providências em relação aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem Ilhéus e outros municípios da região.
“Estamos mapeando todas as áreas afetadas para levar ajuda, em parceria com o governador Rui Costa que disponibilizou sua equipe para atender a população”, afirmou Marão. O prefeito anunciou a chegada em Ilhéus do comandante da PM, para trabalhar junto com o gabinete de crise e minimizar os impactos causados.
A Secretaria municipal de Promoção Social está recebendo doações que serão destinadas às famílias desabrigadas por conta das chuvas. Quem desejar realizar doações deve se dirigir a sua antiga sede, na rua Mário Alfredo, bairro Conquista.
Já a Secretaria de Educação disponibilizou como ponto de acolhimento as famílias desabrigadas os Colégio Modelo Luís Eduardo, IME, Colégio Municipal de Banco do Pedro, Colégio Municipal Nova Jerusalém e Colégio Municipal Herval Soledade do Banco da Vitória.