Dirigentes do Instituto Ecobahia e do Banco do Nordeste se reuniram na agência de Camacan para tratar do acesso ao crédito por meio do Pronaf. O Ecobahia é detentor do contrato de assistência técnica Ater, Agroecologia do Governo da Bahia, programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O Ecobahia completa treze anos em 2021.
Participaram do encontro o mobilizador Nego Elder, o coordenador geral do Ecobahia Adi Lira, o técnico responsável pelo Pronaf do Instituto Keuren Luan e a técnica em agroecologia e gestora ambiental e também técnica do projeto de Ater do Ecobahia Gisele Barbosa.
“O Instituto Cabruca elaborou a nota técnica que foi ajustada pela BahiaTer por solicitação do BNB, a missão é recuperar duzentos mil hectares de cacau e implantar duzentas mil hectares de Sistemas Agroflorestais-SAFs e o apoio das instituições financeiras públicas, privadas ou mistas é de suma importância”, afirma Nego Elder.
“A Teia dos Povos, parceira no projeto, tem tido o apoio do Governo do Estado e temos algumas áreas experimentais já implantadas e vamos ampliar agora com acesso ao crédito”, ressalta Nego Elder, que destaca “o apoio de Ronison Prado gerente da agência Camacan e de Carlito agente de desenvolvimento, importante citar o apoio de Vinícius Coordenador dos Agentes de Desenvolvimento do BNB da Bahia”, declarou Nego Elder.
Segundo ele, “é Importante salientar o apoio irrestrito da Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio do secretário Josias Gomes, o chefe de gabinete Jeandro Ribeiro, Célia Watanabe, os técnicos Jaquisson e Sândalo, coordenador do Setaf e por parte do BNB destacar o papel do superintendente Vinícius, que coordena os agentes de desenvolvimento.