O prefeito de Itabuna garantiu a instalação, no município, de um hospital de campanha com 35 leitos clínicos e de UTI. Augusto Castro assegurou também que irá seguir a ampliação das medidas restritivas por mais dois dias, seguindo o que determina o novo decreto assinado pelo governador Rui Costa.
“Vamos instalar um hospital de campanha para ajudar no enfrentamento da covid e seguir o decreto estadual. Nossos hospitais chegaram a ocupação máxima, por isso, vamos instalar um hospital de campanha para ajudar no enfrentamento da covid”, garantiu Castro.
Segundo o prefeito, as medidas são necessárias diante do avanço da covid. “Estamos preocupado com a atividade econômica, mas principalmente com a vida de nossa gente, sabemos que o remédio é amargo, nenhum gestor gosta de ter que tomar medidas duras, mas nesse momento temos que buscar evitar o colapso na nossa rede de saúde e salvar vidas”, disse o prefeito.
O último estudo epidemiológico da Universidade Estadual de Santa Cruz, divulgado na última quinta-feira, dia 25, aponta que em Itabuna houve o crescimento de 13,01 por cento de novos casos da Covid. “Somos o segundo município em número de óbitos, com ocupação em cem por cento em leitos clínicos e de UTIs, neste final de semana onze pacientes aguardavam na UPA por regulamentação para ser internados”, revelou a secretária de Saúde Lívia Mendes.
A secretária disse que Augusto Castro pediu que se busque novos procedimentos de segurança para que se possa reduzir as medidas restritivas. “Vamos discutir com os seguimentos da sociedade novos procedimentos e aplicar para que na quarta as atividades retornem com mais segurança”, afirmou.