A Câmara de Itabuna aprovou na última quarta-feira, dia 23, a reforma administrativa do município. O projeto de lei, enviado no último dia 17, pelo prefeito Fernando Gomes, teve como relator o vereador Chico Reis.
“A matéria foi encaminhada ao prefeito Fernando Gomes, que deverá sancioná-la nesta segunda-feira. A proposta, sugerida pelo prefeito eleito Augusto Castro, é enxuta e visa dinamizar a máquina administrativa itabunense”, afirmou Chico Reis ao Blog do Bené na manhã de hoje, dia 28,
A nova reforma, segundo Chico Reis, tem como destaques, segundo Chico Reis, a criação de cinco novas secretaria e a diminuição de 94 cargos comissionados. “Essas mudanças, com certeza, vão gerar um grande impacto nos cofres públicos. O município terá uma economia de R$ 90 mil mensais, o equivalente a um milhão anuais”, afirmou.
Em conversa com o Blog do Bené, o advogado Allah Góes, especialista em Direito Administrativo, disse que o projeto modernizou a gestão pública do município e pretende a agilizar o funcionamento da máquina pública. Ele lembrou que Itabuna passa a contar com treze Secretarias, com atribuições específicas e bem definidas.
Alla Góes cita como exemplo, três secretarias; de Planejamento, de Gestão e Inovação, e de Promoção Social e Combate a Pobreza. A primeira, uma pasta de vital importância na gestão e na administração, nas ações de governo e na capitação de recursos, por meio dos projetos a serem elaborados. A segunda, substituirá a de Administração, e a de Promoção e Social e Combate à Pobreza.