O comércio de Itabuna vai abrir no sábado, dia 13, até as 14 horas, mas comerciantes, comerciários e a clientela devem adotar protocolos e medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus, a exemplo da higienização das mãos, uso de máscaras e álcool gel 70% e distanciamento social. A permissão acontece depois que a Prefeitura determinou restrições nos dois últimos finais de semana.
As autoridades sanitárias do município permanecem em alerta quanto à doença, já que continua alto o percentual de novos casos da covid-19, como aponta estudos epidemiológicos e projeções de pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz. Além disso, mantém o apelo à população para que adote os protocolos para que novos casos de contaminação sejam evitados.
Depois da grave situação no final de semana, nesta quinta-feira, dia 11, Itabuna registra 23.700 casos de pacientes curados; 24.615 casos confirmados, sendo 471 casos ativos; 25 internados em UTI, 30 em leitos clínicos e 444 óbitos. O boletim informa que onze leitos clínicos estavam disponíveis e apenas quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva de acordo o Boletim Covid-19 divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Bares e restaurantes, shopping, academias de ginástica e igrejas podem funcionar até 19h30min. O transporte coletivo público até as 20 horas. Os transportes individuais profissionais, serão liberados se tiverem motivos justos para circular. Delivery de alimentos, bebidas e medicamentos, será permitido até a meia-noite.
A partir de segunda-feira, dia 15 das oito às 18 horas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito informa que a avenida Cinquentenário será fechada para o tráfego de veículos.
A medida será do trecho entre a Rua Sóstenes Miranda, esquina do Colégio Divina Providência, até a praça Santo Antônio com gradis para impedir a circulação de veículos e facilitar o deslocamento das pessoas em segurança e com distanciamento social. Entretanto, as transversais estarão livres para a circulação de veículos.