O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, confirmou nesta quarta-feira, dia 03, que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vai liberar mais dez leitos clínicos para internação de pacientes positivados com o novo coronavírus. Com isso, o número de vagas pelo Sistema Único de Saúde-SUS saltará de seis para 16.
A solicitação de abertura dos novos leitos covid-19 na Santa Casa foi feita à Sesab pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro. O convênio já firmado e o funcionamento dos leitos depende agora da publicação do ato no Diário Oficial do Estado e de regulação junto ao Ministério da Saúde.
O aumento de leitos para pacientes covid-19 é uma preocupação do provedor Francisco Valdece. “A nossa prioridade sempre foi assegurar um atendimento de qualidade e salvar vidas. Essa tem sido uma luta diária de todos nós, aqui na Santa Casa”, disse Valdece, acrescentado que a instituição não está poupando esforços para ajudar o estado e município de Itabuna no enfrentamento ao novo coronavírus.
Além dos leitos SUS para pacientes covid-19 exclusivo, o provedor anunciou aumento de mais dois leitos de UTI convênio/ particulares. Estes já estão em funcionamento no Hospital Calixto Midjej Filho. A Santa Casa é referência no atendimento a pacientes adultos e pediátricos com diagnóstico de coronavírus no sul da Bahia.