
Dom Jailton de Oliveira Lino anunciou dia 09, a nomeação e a posse de vinte e cinco sacerdotes em diferentes ofícios e paróquias da Diocese de Itabuna. De acordo com o site oficial da instituição – reestruturado no último final de semana – a decisão do bispo de Itabuna, “um passo significativo para a organização e o fortalecimento de sua ação pastoral, foi formalizada por de decreto e visa reestruturar a presença da Igreja Católica na região”.
A nota da Diocese lembrou que “as nomeações e posses de sacerdotes são atos rotineiros, porém, cruciais, na vida de uma Diocese”. Acrescentou que “embora o número de vinte e cinco possivelmente se refira a um movimento de nomeações e transferências que tem sido realizado na Diocese, como as divulgadas recentemente, a medida representa um vigoroso impulso na missão evangelizadora”.
O comunicado oficial da Diocese de Itabuna destacou ainda que Dom Jailton, que tomou posse em abril deste ano, “tem conduzido uma série de reestruturações. Tais movimentos são vistos como parte de sua visão para a Diocese, que abrange trinta e cinco Paróquias em vinte municípios da região sul da Bahia”.
O anúncio do bispo ocorreu durante as comemorações do 47º aniversário de criação da Diocese de Itabuna, ocorrido na última sexta-feira, dia 07. A data histórica foi marcada com a celebração de uma missa em ação de graças na Catedral de São José.
Os atos de posse dos religiosos, de acordo com a Diocese, ocorrerão entre 28 de dezembro de 2025 e 02 de fevereiro de 2026.
São estas as mudanças: o padre Acássio Alves foi nomeado pároco da Catedral de São Jose e o padre Telmo Soares, vigário paroquial. O padre Gilvan de Oliveira será o pároco e Edivaldo Borges, o vigário da Paróquia Aparecida. Na estrutura da Igreja Católica, pároco é o padre responsável pela administração e governo da Paróquia, com um cargo mais estável, enquanto o vigário é um colaborador do pároco, atuando como seu auxiliar e podendo substituí-lo em suas ausências, sem a responsabilidade administrativa principal.
O monsenhor Moises assumirá a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, que é constituída pela igreja matriz, no bairro da Conceição; pela comunidade de São Pedro, com a Igreja de São Pedro, no bairro São Pedro, e pela comunidade do Senhor do Bomfim, com a Igreja do Senhor do Bomfim, no bairro Vila Zara. O padre Adriano Fernandes, a Paróquia de Senhor do Bomfim, no Jardim Primavera.
Padre Luiz Alves, será o pároco da Paróquia São Boaventura, em Canavieiras; padre Renaldo Júnior, da Paróquia de Santa Luzia; padre Vinicius Mascarenhas, da Paróquia de Fátima, em Itabuna; padre Ezequias Gonçalves, da Paróquia do Senhor do Bonfim, em Jussari. Padre Euvaldo Santana assumirá a Paróquia Senhora Santana, em Floresta Azul, e padre Manoel Carlos, a Paróquia Santo Antônio, em Firmino Alves. Padre Ítalo Souza será o reitor do Santuário Santo Antônio.
O padre Nerivaldo Oliveira foi nomeado pároco da Paróquia de São Judas, em Itabuna; padre Weslei Conceição, da Paróquia de Nossa Senhora Santana, em Buerarema; padre Tony, da Paróquia de Santa Inês, no bairro Santa Inês, em Itabuna; padre Ubiratan Tibúrcio, da Paróquia Madalena, no bairro Nova Itabuna, e padre Pedro Vinícius, da Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio. Monsenhor Nicolau Klak, é o novo pároco da Paróquia de São José, em Itapé.
O padre Elessandro Feitosa vai assumir a Paróquia de Santo Antônio, em Itororó, quanto o padre Badacer Ramos a Paróquia Senhor Deus Menino, em Ibicaraí. Padre José Nunes, a Paróquia de São José, em Una; padre Edinaldo Martins, a Paróquia Santo Antônio, em Itajú do Colônia; padre José Andrade, a Paróquia de São José, em São José da Vitória, e padre Patrick Santos, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Arataca.
Permanecem, os padres Ricardo Nunes de Rezende, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro Jaçanã, em Itabuna; Diego Americano, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Maria Pinheiro; José Roberto, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ferradas; Muryllo Oliveira, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Cruz da Vitória; Gilmar Oliveira, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no Jardim Vitória, em Itabuna, e José Augusto na Paróquia São Francisco de Assis, em Rio do Meio, Itororó.