A isenção do IPTU e taxas de alvará para as empresas que sofreram fechamentos por conta da pandemia, está sendo proposta pelos empresários itabunense, filiados à Associação Comercial e Empresarial. O assunto foi discutido nesta terça-feira, dia 23, durante reunião da entidade.
A proposta foi levantada por diretores que integram o Comitê de Covid-19 da ACI. Eles justificam as dificuldades para a manutenção de uma empresa, com tantos encargos financeiros, em meio ao período da pandemia do coronavírus.
Durante a reunião, os empresários destacaram alguns pontos que serão apresentados à Prefeitura como contrapartida diante das restrições. Uma carta deverá ser elaborada, solicitando do poder público municipal, o atendimento à algumas demandas.
O presidente da ACI destacou que a carta será apresentada em breve ao Executivo e vai solicitar necessidades urgentes da cadeia produtiva da cidade. Os empresários solicitam também prorrogação do ISS ou isenção por seis meses; isenção da taxa de publicidade e isenção da tarifa de água em bares, restaurantes e empresas de eventos.
“É uma questão de sobrevivência. A nossa preocupação aumenta porque as empresas estão enfrentando dificuldades e precisam do apoio do Poder Municipal para continuarem funcionando e mantendo os empregos”, afirmou Sérgio Velanes.