Manoel Porfírio vai assumir a presidência da Fundação Marimbeta-Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, de Itabuna. O vereador do PT deverá empossado na próxima quarta-feira, dia 17, em substituição à professora Cilene Nascimento Souza, que estava à frente da entidade desde maio deste ano.
Em conversa na noite deste sexta-feira, dia 11, com o Blog do Bené, Manoel Porfírio - que é o líder do Governo Augusto Castro na Câmara de Itabuna - afirmou que a meta é intensificar o combate à fome no município, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, dentro da filosofia do Governo Lula e do Jerônimo Rodrigues. "A secretária Andrea Castro, uma mulher preocupada com o Social, será a madrinha da Marimbeta", acrescentou.
Ex-aluno do Sítio I, no bairro de Antique, durante o governo Ubaldo Dantas, Manoel Porfírio tem 48 anos e foi o candidato a vereador do PT mais votado e o segundo colocado em Itabuna, em 2020.
Seu falecido pai, João, foi o primeiro funcionário contratado, em 1984, pela ex-secretária de Desenvolvimento Social Ritinha Dantas, para trabalhar na então Fundação Sítio do Menor Trabalhador.
"As ações da Marimbeta tem que ser dinamizada e ser transformada numa ferramenta importante para combater a violência em Itabuna, combater a fome, promover a Educação inclusiva e a igualdade racial", afirmou Porfírio. Na manhã deste sábado, dia 12, ele foi entrevistado por Babá Cearense, Jairo Araújo e Joel Filho, na Rádio Difusora.
Fundada em 30 de novembro de 1984 como Sítio do Menor Trabalhador de Itabuna, a instituição passou a ser Fundação Marimbeta–Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, por meio de uma lei municipal de 2001.
Ao longo desses, a Fundação Marimbeta vem desenvolvendo um trabalho socioeducacional que deve ser destacado. São atividades educativas e de qualificação profissional para crianças e adolescentes de sete a dezoito anos incompletos, residente nos bairros periféricos de Itabuna e em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social.
Atualmente, as equipes da fundação atendem cerca de 450 alunos em suas amplas unidades. O Sítio 1, situado na rua Água Branca, no bairro Antique, está instalado numa área de mais de um hectare. O Sítio 2, que funciona na rua Praça da Alegria, no bairro Fonseca, ocupa mais de três hectares. O Sítio 3, na rua Santa Barbara, bairro São Pedro, funciona em três hectares. O Sítio 4 que, no momento está desativado, ocupa um hectare no distrito de Mutuns. O Sítio 5 está funciona em seis hectares às margens da BR-415, no bairro Nova Ferradas.