A Secretaria municipal de Saúde divulgou novo calendário de vacinação contra o vírus da gripe e covid-19 na semana de 21 a 25, em Itabuna. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias, horários e locais. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos técnicos da Rede de Frio,
De segunda, dia 21 até sexta-feira, dia 25, das oito às onze horas, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família prossegue a vacinação de gripe para os grupos prioritários, que incluem idosos acima de sessenta anos, criança de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, professores, profissionais de Saúde da rede pública e particular.
Também pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente – física, auditiva, visual e mental – trabalhadores no transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros, membros das Forças Armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema e população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência. Aos profissionais é necessária a apresentação da Carteira Profissional ou crachá. E, para as pessoas com deficiência, é necessário o relatório ou receita médica atualizada, de até seis meses, com CID.
Ainda nas UBS e USP, no período vespertino, das treze às dezesseis horas, prossegue a vacinação da 1ª dose da vacina contra a covid-19.
Entre segunda, dia 21, e sexta-feira, dia 25 – à exceção do dia 24, por causa do feriado de São João – serão vacinadas pessoas com idade a partir de 45 anos completos, nascidas entre janeiro e dezembro. E também, pessoas a partir de dezoito anos com comorbidades.
A documentação necessária é a Carteira de Identidade-RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Para quem tem comorbidade, também é necessário apresentar o relatório médico atualizado, de seis meses, com CID.
No cronograma semanal da vacinação contra covid-19, também no período vespertino, das treze às dezesseis horas, nas UBS e USF, estão incluídas as lactantes maiores de dezoito anos, a partir do 46º dia pós-parto até o décimo-segundo mês de amamentação.
As lactentes precisam apresentar Carteira de Identidade-RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.
Na terça-feira, dia 22, será aplicada a primeira dose da vacina Pfizer contra covid para gestantes e puérperas que ainda não se vacinaram. A aplicação será das 8h30min às treze horas, em dois locais: Faculdade Santo Agostinho, no bairro Nova Itabuna, e UniFTC, no centro da cidade.
As mulheres desse grupo tem que apresentar RG, CPF ou Cartão SUS, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal, assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro. As gestantes e puérperas atendidas por convênios e particulares devem realizar o cadastro na Atenção Básica, através das UBS e USF.