
O fortalecimento da agremiação, a apresentação das propostas do partido pata o conjunto da sociedade e a elaboração de estratégias visando as eleições são alguns dos objetivos de um debate público que o Partido Socialismo e Liberdade promoverá em Itabuna, na manhã deste sábado, dia 20.
Previsto às 10h30, o encontro será no Beco do Fuxico, próximo ao ABC da Noite. No local, histórico e semanalmente, formadores de opinião se reúnem para discutirem questões políticas e cotidianas.
“O debate de hoje é um dos inúmeros que o Psol programou para realizar no Estado. Além dos dirigentes do partido no sul da Bahia, teremos a presença de Kléber Rosa e Gustavo Mascarenhas, da executiva estadual, e outras lideranças regionais”, disse Davidson Brito, presidente do partido em Itabuna – na foto, à esquerda, ao lado de Kléber (centro) e Gustavo.
Em conversa com o Blog do Bené, os dois dirigentes estaduais destacaram as articulações que estão sendo construídas pelo partido. “Em nível nacional, o Psol está recebendo Manuela D'Avila, pré-candidata a senadora por Rio Grande do Sul, e o professor de história Jones Manoel, grande liderança política em Pernambuco. As negociações também estão bastante avançadas com a ministra Marina Silva, para que ela seja pré-candidata ao Senado por São Paulo", disse Kléber Rosa.
Na Bahia, o Psol tem, no momento, mais de 25 mil filiados. Ao Blog do Bené, Gustavo garantiu que as negociações com lideranças estaduais e sulbaianas, tendo como foco as eleições do próximo ano, estão bem avançadas.
“Em Itabuna, onde ultrapassamos os 2.500, estamos construindo a pré-candidatura da companheira Delliana Ricelli, secretária-geral da executiva municipal do partido”, informou Davidson Brito. Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Delliana é professora.
Finalizar as negociações sobre a filiação de Geraldo Simões ao Psol, de acordo com Kléber Rosa, é outro objetivo do debate público deste sábado. Ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-prefeito de Itabuna, Simões – fundador do PT de Itabuna – deverá se filiar ao Psol em janeiro de 2026, juntamente com cerca de duzentos militantes petistas.