Uma dívida da Emas-Empresa Municipal de Águas e Saneamento junto à Receita Federal, que chega a R$ 80 milhões e pode comprometer a operacionalidade da empresa, foi destacada pelo presidente Raymundo Mendes Filho.
“Fizemos um amplo diagnóstico e o que mais nos preocupa, no momento, é a dívida com a Receita Federal. O Departamento Jurídico está atuando para negociar e parcelar esse débito, para evitar bloqueio de nossas contas, o que pode inviabilizar as operações cotidianas, inclusive a folha de pessoal”, disse o presidente.
Outro ponto levantado, foi em relação ao abastecimento de água e coleta domiciliar e tratamento de esgoto em Itabuna, já que a Emasa tem que realizar manobras diárias para levar água para toda a cidade e o sistema de esgotamento é deficitário. Raymundo assegurou que uma das prioridades é melhorar o abastecimento de água e ampliar a coleta.
“O prefeito Augusto Castro tem como uma das prioridades a questão do saneamento básico. Há uma perda de mais de 50 por cento da água tratada, com problemas na rede e também com o popular gato” afirmou.
“No próximo mês, vamos iniciar um programa de combate ao desperdício, com a expectativa de gerar um acréscimo de receita perto de R$ 1 milhão, que será aplicado na melhoria do sistema de água e esgoto”, garantiu Raymundo Mendes.
O presidente da Emasa também lembrou a reunião realizada com diretores da Coelba, quando as duas empresas buscaram estreitar suas ações para evitar interrupção no fornecimento de energia nas estações e subestações de captação de água.
“A conversa foi muito amistosa e proveitosa. Os diretores da Coelba se comprometeram em intensificar os serviços de manutenção para evitar que ocorra fatos que venham interromper o fornecimento de energia e comprometer o abastecimento de água”, lembrou Mendes Filho.
Ele também destacou o papel da Emasa no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A empresa, em conjunto com a Superintendência de Serviços Público da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, vem realizando a sanitização das calçadas, praças e outros logradouros da cidade e ampliando o atendimento virtual ao público.
“Em parceria com a Prefeitura, estamos desinfetando e sanitizando as vias públicas onde há maior circulação de pessoas no centro e nos bairros. Além disso, reforçamos o atendimento virtual, para que nosso cliente possa resolver suas pendências sem a necessidade de se deslocar ao Setor de Atendimento ao Público”, ressaltou.