
Nesta segunda-feira, dia 10, o Inema-Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas em diversas regiões da Bahia nos próximos dias.
As condições meteorológicas atuais, segundo Cláudia Valéria, são resultado da atuação de um corredor de umidade e de uma frente fria sobre o litoral baiano, fenômenos que favorecem o aumento das precipitações em várias áreas do Estado.
“As chuvas devem se concentrar especialmente nas regiões sudoeste e oeste, onde os volumes tendem a ser mais significativos”, explicou a meteorologista do Inema.
Cláudia Valéria informou ainda que há previsão de chuvas mais intensas na faixa leste do Estado.
“Os volumes mais expressivos devem ocorrer em Salvador, na região metropolitana e no Recôncavo. Estamos em atenção especial para os próximos dois dias, terça e quarta-feira, quando o tempo deve permanecer nublado e chuvoso também em parte do oeste e centro-sul da Bahia”, acrescentou.
O Inema orienta a população a evitar áreas de risco de alagamentos e deslizamentos, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e desligar aparelhos elétricos em caso de trovoadas.
As equipes do Instituto seguem monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado.