
Salvador sediará nos próximos dias 29 e 30, quarta e quinta-feira, a primeira edição do Encontro dos Conseas Nordeste. A abertura está prevista para às 9 horas, no Hotel Fiesta, no Itaigara. Representantes do Governo e da sociedade para promover o fortalecimento da região.
A iniciativa do Consea-Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com o Governo da Bahia por meio da Seades-Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, tem como tema “Fortalecer os Conseas e proteger o direito à alimentação adequada”.
A atividade mobiliza os Conseas dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além do Consea Nacional no importante momento da saída do Brasil do Mapa da Fome, de acordo com a FAO-Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
O objetivo do encontro é dialogar e implementar iniciativas voltadas para a região Nordeste, baseadas pelo III Plansan-Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, os avanços para as políticas de San-Segurança Alimentar e Nutricional e a articulação dos Conseas estaduais e municipais com o PAS Nordeste-Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis.
A programação contará com rodas de conversa, painéis temáticos, debates e oficinas, abordando temas como: desafios e potencialidades do Sisan-Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Nordeste, com foco na conjuntura sociopolítica, socioambiental e nos impactos das energias renováveis; articulação entre os Conseas e o PAS Nordeste; panorama das políticas de San na região; territorialização da implementação das iniciativas do III Plansan; e o papel dos Conseas na garantia da San do sertão ao litoral.
O evento também busca promover a troca de experiências entre os conselhos estaduais e municipais, valorizando práticas inspiradoras e enfrentando desafios comuns.
A proposta é introduzir os debates a partir da realidade nordestina, analisar a implementação das ações previstas no III Plansan e fortalecer os espaços de diálogo entre sociedade e poder público.