Após a reunião do governador Jerônimo Rodrigues com os reitores das universidades estaduais baianas, na última sexta-feira, dia 06, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes, informou que a instituição contará com mais quarenta e oito professores e dezoito servidores técnicos administrativos.
A medida foi comunicada nesta segunda-feira, dia 9, à diretoria da Adusc-Associação dos Docentes da Uesc, durante reunião realizada na Reitoria. Conforme o reitor, a autorização pelo governador do Estado permite que sejam convocados dezoito novos professores e dezoito servidores, dezesseis técnicos e dois analistas, aprovados no último concurso. Os trinta professores restantes serão admitidos após processo seletivo Reda.
Fernandes afirmou a reunião mantida com o Jerônimo foi “respeitosa e muito positiva em atenção à solicitação do Fórum de Reitores. O governador qualificou ainda mais a reunião com a presença de vários secretários de Estado e ampliou a agenda do diálogo para viabilizar outras reivindicações de interesse dos professores universitários e do movimento estudantil”.
Na oportunidade Alessandro Fernandes reforçou a necessidade de mudanças no programa de bolsas Mais Futuro que beneficia a permanência de discentes de baixa renda na Universidade.
Além dos reitores da Uneb-Universidade Estadual da Bahia, Adriana Marmori; da Uefs-Universidade Estadual de Feira de Santana, Amali Mussi; da Uesb-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Luis Otávio Magalhães, e Alessandro Fernandes, participaram da reunião os titulares da Casa Civil, Afonso Florence; da Educação, Adélia Pinheiro; da Administração, Edelvino Goés; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, além de outros gestores estaduais.
O reitor da Uesc salienta que, além dos novos a serem convocados, na atual gestão já foram convocados quarenta e nove professores efetivos mediante o concurso público para docentes, objeto do edital-044/2022. “Temos feito esforços para suprir as demandas que se apresentam na nossa realidade, no sentido de garantir a competência institucional da Uesc e relevância do nosso fazer acadêmico e na área da pesquisa científica”, ressaltou.