
Ao participar na manhã deste sábado, dia 25, do 1° Congresso da Amurc, em Itacaré, Jerônimo Rodrigues defendeu o municipalismo forte como peça fundamental na gestão pública. O governador do Estado e elogiou iniciativa da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia de promover debates para “enfrentamento dos desafios que as prefeituras no Estado brasileiro têm”.
“Quem conhece melhor, com um olho perto da comunidade é o prefeito, com o seu secretariado, com os vereadores”, afirmou. O chefe do executivo estadual ressaltou a proximidade das prefeituras com a população
Jerônimo reforçou o papel das associações municipais na articulação de pautas conjuntas. "A Amurc promove a união entre os prefeitos para fortalecer a busca pelas suas pautas, seja junto ao governo federal, seja junto ao governo do Estado", destacou.
O governador citou a atuação em consórcios para execução de ações como atendimento sanitário e gestão de policlínicas, além de destacar projetos regionais estratégicos, como a Fiol-Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a revitalização da cultura cacaueira.
A escolha de Itacaré para sediar o evento também serviu para evidenciar a importância do turismo. O governador a classificou como “um município importante no turismo da economia baiana”. A sua fala reforça a vocação da região, alinhando o debate municipalista ao potencial econômico do setor, considerado vital para o desenvolvimento local e estadual.