
Repórter Elielda Ferreira-Eldinha, especial para o Blog do Bené
Com o objetivo de relembrar a trajetória de luta, união e conquistas dos professores de Arataca, o Sindicato dos Profissionais da Educação do município promoveu, na última sexta-feira, dia 14, na Feira Nova, um evento denominado “Tarde do Oscar”, no qual prestou homenagem profissionais que se destacaram nos últimos anos. Foi um momento marcante na vida dos profissionais de Educação locais, que celebraram conquistas coletivas, ao som de música ao vivo de qualidade, degustação de comida e bebida.
O evento, que contou com as presenças do vice-prefeito Elton Oliveira e da primeira dama Aica Barros, serviu para a direção da APLB reafirmar o reafirmar o papel da entidade como voz ativa na defesa da Educação pública e dos direitos dos trabalhadores. Também, destacar o seu compromisso em valorizar cada profissional e manter viva a chama da união e do respeito à categoria, bem como reconhecer o papel de cada servidor na construção de uma história de valorização e resistência da categoria.
O Sindicato dos Profissionais da Educação de Arataca nasceu da mobilização dos educadores em busca de direitos, valorização e reconhecimento profissional. O movimento teve início com o professor José Carlos Guilherme Santos, com o apoio da APLB de Itabuna e da professora Júvia Gualberto, consolidando-se como Núcleo Sindical de Arataca, vinculado à Delegacia de Camacã.
Desde sua criação, o sindicato se tornou uma referência de organização, luta e conquistas para os profissionais da educação no município.
A atual diretoria da entidade tem como coordenador o professor Wellington Evangelista-Courinho. O vice-coordenador é o professor Gilson Martins; tesoureira, a professora Cosimira Gama, e secretário, professor Edvaldo José. O secretário Sindical é o professor Erenilton Barbosa. Os professores Roberto Nascimento e Wilson Botto são primeiro e segundo suplentes, respectivamente
A atual gestão se destaca pela continuidade, firmeza e compromisso com a categoria, fortalecendo o diálogo e a defesa dos direitos dos profissionais da educação de Arataca.
As principais conquistas da APLB Arataca são: legalização e manutenção do concurso público do ano 2000; aquisição do terreno e construção da sede própria, inaugurada em 2018 com a presença do coordenador estadual da APLB, professor Rui Oliveira; criação do Plano de Carreira, em 2016, e enquadramento de 20 para 40 horas; compra de terreno para a sede social, em 2019, com a obra em andamento no Loteamento Rozano Sá; contratação de consultoria jurídica permanente para orientar e defender os profissionais; luta constante pelo pagamento do Fundef e FGTS, com diversas vitórias judiciais em favor dos servidores, e realização de eventos comemorativos e culturais para integração da categoria, fortalecendo o sentimento de pertencimento e união.
A direção da entidade divulgou uma mensagem, com o seguinte teor: “A história da APLB Arataca é feita de luta, coragem e esperança. Cada professor, gestor, coordenador, merendeira, motorista, secretário e servidor da educação, no geral, é parte essencial dessa conquista coletiva. Hoje celebramos não apenas um sindicato, mas uma trajetória de resistência e amor pela Educação pública”.