Ao comandar primeira sessão do seu mandato, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, disse que não tem motivos para comemorar e lamentou a morte do ex-governador Roberto Santos ocorrido na tarde desta terça-feira, dia 09. “O ex-governador foi homem público exemplar”, afirmou o deputado estatual Adolfo Menezes, que encaminhou Moção de Pesar à Mesa Diretora da ALBA.
“Coincidiu essa nossa primeira sessão, na condição de presidente da ALBA, com o passamento do ex-governador Roberto Santos, um homem público exemplar, sem nenhuma mácula em toda a sua carreira acadêmica e política. Foi um extraordinário governador, com realizações marcantes durante o seu mandato, de 1975 a 1979. As marcas de Roberto estão por aí até hoje, como os bairros de Cajazeiras e Mussurunga, o grande hospital no Cabula, o parque e o estádio de Pituaçu”, rememorou Menezes.
O presidente da Assembleia Legislativa destacou que “quando assistimos a essa condução desastrada da pandemia pelo Governo Federal, fico imaginando como estaríamos muito bem se tivéssemos um homem do quilate de Roberto na pasta da Saúde. A Bahia perde um de seus grandes líderes, exemplo de vida e de retidão para todos”.
Ao lembrar que o ex-governador Roberto Santos foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e ministro da Saúde, entre 1986 e 1987, o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto também lamentou a morte do professor baiano.
“A Bahia e o Brasil perderam um grande homem público, que fez da simplicidade a sua marca registrada. Em todos os cargos que exerceu, de deputado a governador, de ministro a reitor da Universidade Federal da Bahia, o professor Roberto Santos contribuiu muito para projetar Salvador e a Bahia”, afirmou ACM Neto.
Além da carreira política, ACM Neto destacou também a importante trajetória acadêmica do professor Roberto Santos. “Sua carreira científica e sua dedicação à UFBa foram muito importantes na formação de uma geração de estudantes e pesquisadores”, disse o ex-prefeito de Salvador. “Que Deus conforte os familiares do professor Roberto Santos e dê muita força neste momento de profunda tristeza”.