O corpo do médico sanitarista baiano José Hermógenes será cremado na manhã desta segunda-feira, dia 23, em Salvador. O ato está previsto para às 10h30min, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.
Um dos principais articuladores da Reforma Sanitária, que resultou no SUS- Sistema Único de Saude, José Alberto Hermógenes foi secretário de Saúde do Estado na gestão do governador Roberto Santos. Ele faleceu neste domingo na capital baiana aos 76 anos.
Ao lamentar a morte do colega, o ex-deputado estadual e médico-reumatologista itabunense Renato Costa lembrou que José Hermógenes tinha especialização em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz e teve uma atuação marcante no combate à tuberculose e à hanseníase.
No sul da Bahia, José Hermógenes prestou serviços profissionais. No início da década de setenta, ele chefiou as unidades extinta Fundação Sesp-Serviço Social de Saúde Pública em Itabuna e Itajuípe.
Em 1985, durante o governo de José Sarney, a convite do então ministro Carlos Sant'ana, Hermógenes assumiu a presidência da fundação. No ano seguinte, quando Roberto Santos o Ministério da Saúde, ele assumiu a secretaria-geral da pasta.