Autor do projeto “Promoção de Vivências e Afetos na Escola”, o professor Adelson Menezes, do Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro, de Itabuna, foi certificado na edição 2020 do ‘Prêmio Educador Nota 10’. O projeto de Adelson fez parte dos quase quatro mil projetos inscritos por educadores de todo o país. O ‘Educador Nota 10’ é considerado o mais importante prêmio da educação básica brasileira.
O ‘Prêmio Educador Nota 10’ foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, que desde 2014 realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. A iniciativa reúne por meio de relatos e projetos, boas práticas para a melhoria da qualidade da Educação básica brasileira.
Esta é a quinta vez que o professor Adelson Menezes é certificação no prêmio, tem o patrocínio da Fundação Lemann, Somos Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação. O ‘Educador Nota 10’ reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.
O projeto do professor Adelson Menezes buscou através de vivências e oficinas valorizar as relações sociais e as individuais dos alunos envolvidos, ou seja, parte do ideal de desenvolvimento socioemocional e, também profissional do jovem que está no Ensino Médio, que é capaz de identificar e potencializar as “coordenadas” que vão ajudá-lo a construir seu caminho para a vida adulta através de um Projeto de Vida.
Do ponto de vista pedagógico, a proposta de professor do Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro procurou estimular competências que ajudassem os alunos a lidarem com o estresse e a pressão, ter iniciativa e levar uma vida acadêmica de maneira mais equilibrada.
As ações coletivas do referido projeto foram realizadas durante todo o ano de 2019, sempre guiadas por uma metodologia voltada para as vivências e afetos entre os alunos e, entre esses e a própria escola sempre evidenciando os valores socioemocionais.
Nesse processo, permeado de descobertas, emoções, dúvidas e conflitos buscou-se defrontar as perguntas: “quem sou eu?”, “para onde vou?”, “qual rumo devo dar à minha vida?” e através de ações lúdicas, foram implementados temas reflexivos para que os alunos pudessem se conhecer e partilhar mais amor, respeito e solidariedade.
Até 2009, Adelson Menezes dos Santos foi professor do Projeto de Vida no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, desenvolve oficinas e vivências de Saúde Emocional e de Libras no Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro e atua como professor do Atendimento Educacional Especializado no IFBA-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Ilhéus.