O projeto do novo Hospital São Lucas, que já conta com recursos financeiros para primeira etapa, foi apresentado pelo provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, na noite de quinta-feira, dia 28, ao vice-governador da Bahia, João Leão.
A apresentação ocorreu no Teatro Candinha Dória, durante o encerramento das celebrações dos 104 anos da instituição. O ato foi marcada pela entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, o idealizador a instituição.
Com 100% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS, a unidade hospitalar deve entrar em funcionamento ainda neste semestre.
De acordo com o projeto, nesta primeira etapa, serão ofertados 62 leitos, sendo 50 clínicos-enfermaria e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva-UTI.
No primeiro momento, os leitos serão destinados exclusivamente a pacientes com novo coronavírus. Depois da pandemia da covid-19, os leitos serão disponibilizados para pacientes dos serviços públicos de saúde com outras comorbidades.
O provedor Francisco Valdece explicou que os investimentos serão feitos gradativamente para que o São Lucas seja estruturado e equipado para que sirva de referência no atendimento no interior da Bahia.
“Já foi acertado com o Estado e Município de Itabuna que os serviços ofertados serão todos pelo Sistema Único de Saúde. Isso representa um grande ganho para população de Itabuna”, ressaltou
Valdece adianta que o projeto de reabertura do São Lucas já foi apresentado ao governador Rui Costa, ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vila-Boas, ao prefeito Augusto Castro, e ao deputado Paulo Magalhães, que garantiu R$ 2 milhões em emenda parlamentar para a primeira etapa do projeto de funcionamento do hospital.
Segundo o primeiro tesoureiro da Santa Casa, Peter Deviris Lemos, o governador confirmou a Augusto Castro que apoiará a reabertura do São Lucas. “O prefeito me informou, por telefone, na quinta-feira, que conversou com Rui Costa e confirmou o suporte do Estado”.
A maior honraria que a Santa Casa concede às pessoas que contribuem para o seu desenvolvimento e benefício da comunidade, a comenda foi entregue ao secretário Fábio Vilas-Boas, à médica da rede básica de saúde Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, e ao ex-provedor da Santa Casa, o médico intensivista Eric Ettinger Menezes Júnior.