“A esperança não decepciona” é o tema central do novenário em louvor a São José, padroeiro de Itabuna, da Catedral e da Diocese. Os festejos terão início às 19 horas do próximo dia 10, na Catedral de São José, com uma pregação de Dom Giovanni Crippa, bispo de Ilhéus, e seguirá até o dia 19, ponto alto da festa.
“A esperança não decepciona”, em latim, “Spes non confundit”, é também o título da Bula Papal entregue às Igrejas Católicas de todo o Mundo para proclamar o Jubileu de 2025. A expressão foi usada pelo Papa Francisco para enfatizar que a esperança é uma virtude que não cede nas dificuldades.
A Bula Papal propõe um convite universal à renovação da esperança em tempos de desafios e incertezas, e apela a favor dos presos, dos doentes, dos idosos, dos pobres, dos jovens. O decreto oficial da Igreja Católica, emitido pelo Papa, busca um olhar para o futuro com esperança, transmitindo entusiasmo para a vida.
No documento, o Papa Francisco também destaca que a esperança é sustentada pela paciência, que mantém viva a esperança e consolida-a como virtude e estilo de vida. Propõe a confiança na Igreja e na sociedade, nas relações interpessoais e internacionais, e que a esperança seja um dom para um Mundo marcado por conflitos, morte, destruição, fome, “dívida ecológica” e baixa taxa de natalidade.