A Padaria do Sítio I, da Fundação Marimbeta–Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, no Bairro Antique, foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 29. A unidade passou por revitalização para que volte a funcionar como centro de produção da merenda escolar dos alunos de acordo o projeto do diretor-presidente Valter Silva. O ato contou com a participação do prefeito Augusto Castro e do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira.
A padaria foi totalmente revitalizada em sua estrutura e equipamentos, o que lhe dá uma capacidade de produção para cerca de 15 mil pães por dia, com a equipe em atividade nos três turnos. “Neste primeiro momento serão produzidos cerca de 3 mil pães para atender os alunos dos quatro sítios que estão em plena atividade”, informou professor Valter Silva.
Pela importância do seu papel social, o presidente da Marimbeta afirma que existe a possibilidade de parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para que a produção de pães seja ampliada para distribuir a outras entidades assistenciais da cidade.
“A Fundação Marimbeta tem papel social importante na gestão do prefeito Augusto Castro. A nossa expectativa é de que no próximo mês iniciemos um novo projeto em parceria com a Padaria da Fundação Marimbeta”, reforçou a secretária Andréa Castro. Neste mês, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza encerrou o Projeto Comida na Mesa que promoveu a distribuição de mais de cinco mil cestas básicas.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, João Carlos Oliveira, fez questão de elogiar a sensibilidade do prefeito Augusto Castro com esse trabalho de resgate dos sítios da Fundação Marimbeta, por se tratar de um instrumento de fortalecimento de vínculos.
“Tem uma simbologia muito forte na minha visão porque eu já fui presidente da Fundação Marimbeta na década de 90. Essa entidade é um grande exemplo de escola em tempo integral, que disponibiliza refeições e prepara o aluno para a vida com visão de empreendedorismo”. Ele lembrou que na sua gestão, a entidade tinha apenas 250 alunos e deixou 1.250 crianças e adolescentes. “Este foi um dos momentos mais felizes de minha vida enquanto servidor público”, contou.
Durante a cerimônia, foi prestada homenagem ao ex-prefeito Ubaldo Dantas pelo fato de ter sido o idealizador deste projeto social, que inclui educação formal e profissionalizante. Durante sua gestão, entre 1983-1988, teve início o Projeto Sítio do Menor Trabalhador que, posteriormente, passou a denominar-se de Fundação Marimbeta–Sítios da Integração da Criança e do Adolescente.