A Universidade Estadual de Santa Cruz foi homenageada no I Congresso Internacional Diálogos Humanistas, que será sendo realizado, no Hotel Mercure, em Salvador. O evento que será encerrado nesta sexta-feira, dia 18, tem como tema “Inteligência Artificial e Direito: Desafios e Caminhos Interdisciplinares para uma Sociedade Inovadora e Sustentável”.
Está reunindo profissionais do Brasil e de outros países para debater o futuro da inteligência artificial e sua interação com o Direito, oferecendo um espaço único para a troca de conhecimentos e perspectivas. Na abertura, o coordenador-geral do evento, professor Clodoaldo Anunciação, do Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc afirmou que o congresso é a concretização de um sonho, agradeceu o apoio dos parceiros e os homenageou.
A Uesc esteve representada pelo reitor, Alessandro Fernandes, que também foi homenageado individualmente, e compartilhou ambas honrarias com a comunidade acadêmica, docentes, discentes e egressos da Uesc participantes do Congresso. Fernandes afirmou que a instituição se sente honrada em apoiar um evento que envolve diversas categorias e mentes do mundo jurídico e do mundo acadêmico. O reitor destacou ainda que a iniciativa trará discussões interessantes para todos envolvidos na área do Direito.
No evento, estão sendo abordados eixos que perpassam por várias áreas, desde a conferência magna de abertura sobre o tema: “Ucrânia e Gaza–Genocídio e Crimes de Guerra”, proferida pelo professor Paulo Borba Casella, titular de Direito Internacional Público da Universidade de São Paulo, que também é organizador do Fórum Permanente sobre Genocídio e Crimes contra a Humanidade da USP.
Os painéis também estão voltados a discutir a “Influência da IA no Direito Internacional, Constitucional e na Diplomacia”; as “Implicações da IA nos Direitos Humanos, Políticas Públicas Urbanas”; “IA e Controle Social”; “Desafios Jurídicos da IA”; “IA e Direito Médico e da Saúde”; “Perspectivas Interdisciplinares sobre IA e Direito”; “IA e Sustentabilidade Socioambiental”; “Direito Administrativo, Gênero, Sexualidade e Diversidade”; “Reflexo da IA no Comércio Exterior, Tributário, Trabalhista e Criminal”.
O congresso tem a participação de representantes de universidades internacionais, como a Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões e a Universidade de Vigo (Espanha), além de diversas universidades brasileiras, incluindo Uesc, Uneb, UFCS, UFPE, UEMS, Ufba, USP, UNB, PUC-RS, PUC-MG, PUC-SP, UFMG, UEMS, Ucsal e Fuvest. O evento conta com o apoio institucional da Emab-Escola de Magistrados da Bahia, da Ampeb-Associação do Ministério Público da Bahia e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, entre outros parceiros.