Duda Mendonça, um dos melhores e mais conhecidos publicitários do país, morreu aos 77 anos, na manhã desta segunda-feira, dia 16. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, havia dois meses, onde tratava um câncer no cérebro.
Baiano do Salvador, José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, que completou no último dia 10, setenta e sete anos e idade, foi dono da DM9 Propaganda, agência criada em 1975 que revolucionou mercado publicitário brasileiro. Ele teve seu estado de saúde agravado pela covid-19 e chegou a ser intubado.
Publicitário premiado no Brasil e no exterior, e conhecido nacionalmente como marqueteiro do PT, Duda cuidou da campanha vencedora de Lula à Presidência da República em 2002. Antes, liderou a de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992. Em 2005, esteve envolvido no escândalo do Mensalão.
Duda Mendonça era também um dos maiores criadores de galos de briga do Brasil. No meio, ele é conhecido pelo apelido de Sansão e chegou a ser preso e flagrante em 2005, em São Paulo, quando participavam de um campeonato, modalidade de jogo de apostas proibida no país.
O publicitário tinha ligações com o sul da Bahia. Em Itabuna, onde tem amigos e parentes, Duda chegou a participar de inúmeros campeonatos de briga de galo numa rinha que funcionava no bairro Conceição. Na praia de Taipu de Fora, distrito de Barra Grande, em Maraú, ele construiu, frente para o mar, um luxuoso casarão com mais de um milhão de metros quadrados.