Por Valdeni Elias, da Pascom-Pastoral da Comunicação da Diocese de Itabuna
Depois de oito anos de estudos, dedicação e oração, dois diáconos foram ordenados padres na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, pela imposição das mãos e oração do bispo Dom Carlos Alberto dos Santos.
A Ordenação Presbiteral dos Diáconos: Ubiratan Tibúrcio Sobrinho, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Itabuna, e Diego de Oliveira Americano, da Paróquia Santo Antônio, de Itororó, foram realizadas na noite deste sábado, dia 30, na Catedral de São José, com restrição de público e seguindo os protocolos de prevenção para conter o contágio da covid-19.
A solene celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada pelo reitor do seminário o padre Adriano Fernandes; pelo vigário geral da diocese de Itabuna, o padre Nicolau Klak; padres diocesanos e sacerdotes da arquidiocese do Rio de Janeiro.
Seminaristas, vocacionados e alguns familiares dos ordenastes participaram da celebração. A animação ficou por conta do Ministério de Música Rainha da Paz.
Ao contrário das celebrações cotidianas, a cerimônia presbiteral consta com algumas etapas específicas descritas no “Pontificale Romanum”, são elas: eleição do candidato, homília, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega do Cálice e da Patena.
Nos agradecimentos, o sacerdote eleito, Ubiratan Tibúrcio, agradeceu a todos que se uniram para o êxito da celebração: Imprensa, padres, amigos, familiares e formadores.
A Pascom-Pastoral da Comunicação disponibilizou, a transmissão ao vivo, nas mídias sociais. Você pode conferir a ordenação, a homilia e todos ritos das ordenações neste link: https://www.youtube.com/watch?v=erDsGARsOco.