O deputado estadual Adolfo Menezes, do PSD, foi eleito nesta segunda-feira, dia 1°, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia para o biênio 2021-2022, após conquistar os votos de sessenta dos sessenta e cinco deputados.
Adolfo Menezes substituirá Nelson Leal, do PP, na presidência da Casa. A eleição acontece após disputa interna na base do governador Rui Costa, do PT. O PP, partido do vice-governador João Leão, queria continuar na presidência da Casa, mas foi vencido. O deputado Hilton Coelho, do Psol, teve apenas um voto e os outros dois foram brancos ou nulos.
Em seu discurso de posse, Adolfo Menezes se solidarizou com os baianos mortos pela covid-19 e ressaltou o início da vacinação. O novo presidente da Assembleia Legislativa ressaltou ainda a “demonstração de maturidade política” com a construção da aliança pelo seu nome. “A disputa política é inerente ao Poder Legislativo – por excelência uma Casa de contrários – mas o acordo político legítimo, transparente, lhe é superior, pois a negociação é a própria essência do parlamento”, afirmou.
Esta é a nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia: Adolfo Menezes, do PSD, presidente; Paulo Rangel, do PT, primeiro vice-presidente; Marcelinho Veiga, do PSB, segundo vice-presidente; Bobô, do PCdoB, terceiro vice-presidente; Paulo Câmara, do PSDB, quarto vice-presidente; Junior Muniz, do PP, primeiro secretário; Alan Sanches, do DEM, segundo secretário; Soldado Prisco, do PSC, terceiro secretário; Neusa Cadore, do PT, quarta secretária.