Augusto Castro está elaborando um decreto municipal contendo novas medidas para definição das atividades essenciais em Itabuna, envolvendo o funcionamento das instituições bancárias. Na nova medida, o prefeito pretende exigir a contratação de pessoal para organizar as filas na área externa dos bancos.
Nesta quinta-feira, dia 11, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, abriu diálogo com as instituições bancárias para facilitar o cumprimento das medidas de proteção. Na última terça-feira, dia 09, agências bancárias e lotéricas foram fiscalizadas na Operação Oxigênio.
Denúncias apontaram o descumprimento de normas sanitárias, aglomerações, ausência do uso de máscara e de dispensadores de álcool gel 70%. “Estamos unindo forças porque se o índice de contaminação continuar na velocidade em que está, não vamos sair do iminente risco de colapso”, alerta a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Também será de responsabilidade das agências bancárias, a instalação de toldos e gradis na área externa para conforto dos correntistas e usuários. Já o município, intensificará as rondas da Guarda Civil Municipal nas áreas próximas das instituições financeiras e ordenará o fechamento das ruas, com gradeamento como ocorreu no ano passado.
O encontro contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, Bando do Nordeste, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander. Dirigentes do Sindicato dos Bancários e representantes da Câmara de Vereadores também estiveram presentes.
A Administração municipal foi representada pelos secretários Lívia Mendes (Saúde), Mariana Alcântara (Segurança e Ordem Pública), Almir Melo Jr. (Infraestrutura e Urbanismo) e Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e de Afonso Dantas (Comunicação).