A convite do presidente Valter Silva, um grupo de vereadores itabunenses fará, na manhã desta sexta-feira, dia 22, uma visita às quatro unidades da Fundação Marimbeta. “Temos certeza do importante apoio que teremos para tocarmos os projetos em valor de nossas crianças e adolescentes de Itabuna”, afirmou o dirigente.
A Fundação Marimbeta–Sítios de Integração da Criança e do Adolescente voltará a desenvolver atividades socioeducativas e profissionalizantes com ações que assegurem o desenvolvimento físico, mental, moral e social dos alunos matriculados.
Segundo Valter Silva, o passo inicial foi dado com a criação de comissões responsáveis pela elaboração de diagnósticos da situação atual da instituição, desde instalações físicas até levantamento do patrimônio existente. A instituição tem cinco unidades dos sítios nos bairros São Roque, Fonseca, Nova Ferradas, São Pedro e Mutuns/Santa Inês.
“São muitos os desafios que temos pela frente. A começar pelos serviços de manutenção que incluem reparo nas instalações física, hidráulica e elétrica, roçagem e capinagem, além de pintura nas paredes internas e externas”, afirmou.
Apesar de tudo, o presidente da Fundação diz que desde o início do mês já vem trabalhando com a equipe técnica das unidades e também com alguns alunos que estão participando, remotamente, de algumas oficinas, como a de informática, por exemplo.
Ele afirma que a revitalização da Marimbeta é uma das prioridades do Plano de Governo. “O prefeito pediu atenção especial e imediata para a revitalização das quatro unidades existentes, com o pleno funcionamento das aulas regulares e das oficinas, o que acontecerá tão logo a Secretaria de Educação defina o calendário das aulas.
A Fundação Marimbeta conta atualmente com cerca de seiscentos alunos matriculados e com 54 funcionários, entre professores, oficineiros, coordenadores, técnicos e serviços gerais. Valter Silva diz que a proposta é dobrar o número de alunos quando todos os cursos estiverem funcionando integralmente.
Entre as oficinas a serem oferecidas estão artesanato, arte-visual e arte-verde, informática, capoeira, violão, manicure e dança. O presidente afirma que as oficinas de panificação nas unidades um e dois brevemente voltarão a funcionar.