Acessar Painel Administrativo do site Sair
02 jul, 2025
Publicada em: 09 de 2022 às de 7 hs
Itabuna: Cilene Nascimento assume a presidência Fundação Marimbeta

A engenheira agrônoma Cilene Nascimento Souza é a nova presidente da Fundação Marimbeta–Sítios de Integração da Criança e Adolescente, sediada em Itabuna. Ela substituirá o professor Valter Silva, que presidia a entidade desde o início da administração municipal. 

Cilene Nascimento ocupava o cargo de diretora do Departamento de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos, da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Valter Silva é professor de matemática da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz.

Fundada em 30 de novembro de 1984 como Sítio do Menor Trabalhador de Itabuna, a instituição passou a ser Fundação Marimbeta–Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, por meio de uma lei municipal de 2001.

Ao longo desses, a Fundação Marimbeta vem desenvolvendo um trabalho socioeducacional que deve ser destacado. São atividades educativas e de qualificação profissional para crianças e adolescentes de sete a dezoito anos incompletos, residente nos bairros periféricos de Itabuna e em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social.

Atualmente, as equipes da fundação atendem cerca de 450 alunos em suas amplas unidades. O Sítio 1, situado na rua Água Branca, no bairro Antique, está instalado numa área de mais de um hectare. O Sítio 2, que funciona na rua Praça da Alegria, no bairro Fonseca, ocupa mais de três hectares. O Sítio 3, na rua Santa Barbara, bairro São Pedro, funciona em três hectares. O Sítio 4 que, no momento está desativado, ocupa um hectare no distrito de Mutuns. O Sítio 5 está funciona em seis hectares às margens da BR-415, no bairro Nova Ferradas.

Engenheira agrônoma graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz, com mestrado em Produção Vegetal, Cilene Nascimento é técnica em Alimentos formada pela Emarc-Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac, onde também atuou como professora. Ela foi professora de Nutrição e Engenharia Ambiental na FTC-Faculdades de Tecnologia e Ciências, e coordenadora do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus.

Nos últimos anos, Cilene desenvolveu projetos nas áreas de assistência técnica rural, produção artesanal de doces de frutas e beneficiamento de mariscos e pescados. Na área do cacau, ações na cadeia produtiva: produção e comercialização, crédito agrícola e segurança alimentar e nutricional. No Sebrae e no Senar, ela realizou treinamentos e capacitações para profissionais rurais.


Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE





Você também pode se interessar por:
Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Ederivaldo Benedito (Bené)
Desenvolvido por: